Porto MG Clube
Passeio Porto, Mérida, Trujillo, Alpalhão, Porto
21 a 25 de Abril de 2018

Este passeio tem como objectivo dar a conhecer um pouco da história de “nuestros hermanos” do tempo da ocupação Romana, pelas cidades de Merida y Trujillo.

Assim decidimos deslocar-nos um pouco para sul, numa incursão pela Extremadura espanhola, com volta pelo Alentejo, mais concretamente pela zona de Alpalhão, Alter do Chão, Crato e Portalegre


Dia 21 Abril

Viagem do Porto a Mérida num total de 400km sensivelmente, com paragem para almoço em Seia (200km) no restaurante já de nós conhecido e não menos a propósito do tema da viagem, restaurante “Ponte Romana”.
Chegados a Mérida e instalados no Parador de Mérida **** teremos à disposição pequeno almoço e jantar incluídos durante os três dias da nossa estadia.

Dia 22 Abril

Por terras espanholas a visita inclui Mérida, cidade património da humanidade, na zona oeste de Espanha, fundada pelos romanos no século I A.C.
Os vestígios da cidade antiga incluem o ainda utilizado Teatro Romano, que possui dois níveis de colunas que se erguem no palco com dois corpos de colunas em mármore. Entre elas uma série de esculturas completa a decoração: Ceres, Plutão, Proserpina e estátuas com togas umas e couraças outras, são o resultado de retratos imperiais.

 

 

Ao lado, o Anfiteatro Romano chegou a comportar 10.000 espectadores, onde as saudações, aclamações, gritos, rugidos de animais mostravam a vida Romana no seu estado puro.

Outros motivos de interesse:

O Museu nacional de Arte Romana de Merida é um passaporte para o império romano. Vale a pena visitar destacando o pórtico do foro, os painéis suspensos de mosaicos originais, a cripta com construções domésticas e a calçada Romana.
Depois, e andando pela Calle Sagasta poderá encontrar o Pórtico do Foro e o Templo de Diana que integra uma casa palaciana do século XV. Um pouco mais à frente chegará a Alcáçova Árabe e à Ponte Romana.
A antiga Puente Romano, uma ponte de 792 metros que atravessa o Rio Guadiana, faz a ligação à Alcazaba, uma fortaleza islâmica do século IX construída sobre as muralhas romanas.

 

 

Para uma visita ao fim do dia ou pela noite, Calle de Santa Eulália, Plaza de España ou da Constitucion poderão ser uma alternativa

 

 

Dia 23 - Abril

Visita a Trujillo

Quatro são os monumentos interessantes para visitar e observar.

A Plaza Mayor de Trujillo é um excelente ponto para começar a nossa visita. Aqui encontra-se a estátua equestre de Francisco Pizarro, implantada numa bela praça onde poderá desfrutar dos monumentos e de algum “picoteio” e lugar onde se realiza a famosa feira do queijo com a bela Igreja de San Martin ao fundo.

Em princípio a visita será guiada de forma a poder tomar conhecimento da história dos tempo áureos do império romano na península ibérica.

O Castelo Árabe, a Casa Museu Pizarro, o Aljibe Altamirano e a Igreja de Santa Maria la Mayor são outros dos monumentos a visitar.

 

 

 

Que comer?
Com uma gastronomia importante, destacam-se os queijos.
Testemunha da história, lar de aventureiros como Orellana ou Pizarro, Trujillo apresenta uma gastronomia muito variada e focada nos produtos da caça.
Assadores, tapas de presunto Serrano da terra, queijos da Extremadura, migas, “criadillas de tierra”, ou as tradicionais sopas do bispo são algumas das iguarias de Trujillo.
No entanto para um bom almoço o melhor é afastarmo-nos da Plaza Mayor.
Para um orçamento mais controlado as opções passam pelo restaurante Azafrán y La Piedad, todos “muy cerca”.
O restaurante Refectorio situado nos claustros de um convento do século XVI  degustar a gastronomia local.

 

 

Mas há mais!
El Corral del Rey nas dependências do Palácios de Piedras Albas do século XVI tem umas suculentas carnes ao carvão, estufados a fogo lento, cordeirinho, cabrito e leitãozinho assados.

Dia 24 -Abril

Uma viagem calma e tranquila pelas “carreteras” campestres e montanhas espanholas, a norte da autoestrada de retorno à fronteira com Portugal, com entrada pelo Parque Nacional da Serra de São Mamede, para aceder por estradas secundárias e travessias de aldeias e vilas alentejanas a Alter do Chão, onde saborearemos um almoço no Páteo Real com vista a um merecido repouso no Hotel Monte Filipe **** em Alpalhão com jantar previsto no restaurante Regata na mesma vila.

Dia 25 - Abril

Regresso ao Porto com horas de saída de Alpalhão a combinar.

NOTA:
Incluído para duas pessoas em quarto duplo:
1.   Almoço do dia 21/4 em Seia no Restaurante Ponte Romana
2.   Três noites 21, 22 e 23/4 no Parador de Mérida**** com 1/2 pensão, pequeno almoço e jantar
3.   Almoço do dia 24/4 no Páteo Real em Alter do Chão
4.   Noite de 24/4  no Hotel Monte Filipe**** em Alpalhão com pequeno almoço.
5.   Jantar do dia 24/4 no restaurante Regata em Alpalhão

Valor total do passeio: 695,00€

As reservas deverão ser concretizadas até sexta feira 13 de Abril

geral@portomgclube.pt            tlm: 917 614 920     tlm: 932 350 415

fa0904@gmail.com                  tlm: 913 115 380